segunda-feira, 14 de abril de 2008

Análise do site Globo.com

Site escolhido: Globo

A denominação “Web 2.0” aparece em um cenário mundial aonde ficam visíveis as mudanças nas formas de comunicação, nas ferramentas utilizadas e no conteúdo empregado. A velocidade alcançada pela informação é tamanha, que cria um novo gerador de conteúdos, um público colaborativo, um usuário que gera valor.
Dessa maneira, o site Globo, busca se atualizar nesse cenário, promovendo meios para que esse usuário possa se comunicar e ter acessos às novas ferramentas tecnológicas. Um site de notícias e entretenimento que traz conceitos importantes da Web 2.0, tais como:

.Interatividade – usuário pode participar da programação televisiva, respondendo a enquetes, enviando perguntas ao vivo, participando de chats com personalidades.

.Comunidades – no próprio site você tem a opção de fazer Blogs pessoais
, Fotologs - onde você posta fotos, o GloboVox, que são comunidades para debate de algum assunto, como programas, fatos do cotidiano, etc. E além desses temos o GloboLog que nada mais é do que a junção das outras ferramentas, ou seja, você cria um Blog pessoal, coloca fotos, vídeos, cria áreas de debates, e outras comunidades.

.Beta “perpétuo”- todas essas ferramentas descritas acima como comunidades são ferramentas experimentais, em constante atualização. Por exemplo: o GloboLog acabou de acrescentar mais uma ferramenta, a escolha do seu estilo, é uma forma a mais de personalizar seu blog.

.Multiplataforma: o site traz textos, traz notícias com fotos, vídeos
, músicas – através das rádios ao vivo presentes no site.

.Fenômeno Cauda Longa – através de uma extensão do site globo.com, temos o Globo Shopping onde você pode encontrar diversos artigos relacionados com notícias do site, artistas da Globo, ou seja, são vendas de bens físicos a partir dos não físicos - percepção sobre a imagem de alguma personalidade.


.A Navegabilidade no site é bastante interessante, pois existem links em praticamente todas as frases da página principal por exemplo. Na mesma notícia temos links diferentes, passando para o leitor um conteúdo mais completo caso ele esteja interessado. Em qualquer parte do site em que você esteja, você possui links diretos de volta para as páginas principais do site.

.Inteligência Coletiva (conteúdo colaborativo / wiki) - Na página principal não temos muito a inclusão desse conteúdo colaborativo, porém dentro dos segmentos do site podemos observar que existem opções de postagens de vídeos, textos, notícias, opniões, etc. Um exemplo dessa colaboração é a sessão VC no RJTV, onde qualquer cidadão pode enviar seu vídeo com uma reportagem, falando sobre problemas da sua comunidade, do seu bairro, da sua vizinhança. Vale câmera de celular, máquina digital ou de modelos amadores. O importante é você mostrar a sua visão da cidade.


Todos esses aspectos nos levam a acreditar que um grande site como a globo.com, está em constante atualização com as tendências do mercado. Hoje não basta apenas ter um site, uma informação, um dado, temos que ter a participação do consumidor, sua opinião, o deixar explorar de forma livre todo o seu pensamento.
As ferramentas da Web 2.0 possibilitam o esse contato mais íntimo com o veículo de comunicação, faz com que o consumidor seja um co-autor das informações, dá importância ao papel dele no mercado, pois cada clique em um site, mais investimentos esse site recebe.

Nenhum comentário: