terça-feira, 15 de abril de 2008

Análise do Site da Fundação Biblioteca Nacional

Postado por : Hideki Maia Matsuda

http://www.bn.br


Sumário
1. Informações sobre a instituição
2. Formato e apresentação da informação
3. Análise de conteúdos
4. Aspectos sobre acessibilidade


1. Informações sobre a instituição

Apresenta nome da instituição, endereço, missão e correio eletrônico (e-mail).
Carece de legislação e organograma. Não é necessário senha para acessar às informações.

Considerando que o site é a cara virtual da instituição, apontamos alguns aspectos que contribuiriam para uma melhor apresentação do mesmo:

Enriquecer a informação necessária, dado que os usuários que ingressam na pagina web esperam encontrar informação suficiente sobre a biblioteca.
Mostrar os direitos e obrigações dos usuários.
Apresentar o esquema organizacional.

Por outro lado, seria importante que o correio eletrônico (e-mail) que a instituição apresenta fosse mais visível ao usuário, para que este não realize vários enlaces até chegar nele.

2. Formato e apresentação da informação

As cores animam na interação com a informação.
A letra é legível, embora seu tamanho seja pequeno.
Apresenta logotipo.
As imagens apresentadas complementam o uso do texto
Os textos de modo geral são breves
Existe harmonia entre imagem e texto
Os cabeçalhos estão de acordo com o conteúdo
Utiliza o português como único idioma
Carece de ajuda on-line
Existe contraste entre texto e fundo
Não apresenta nenhuma ferramenta de busca para auxiliar o usuário a localizar a informação de todo o site da instituição
Não contem mapa do site
Não apresenta perguntas freqüentes (FAQ)
A navegação realiza-se de forma hierárquica, de acordo com a distribuição dos elementos e através de links a imagens e textos.

Sendo os aspectos aplicados nesta fase relacionados a fatores motivadores que influenciam no comportamento efetivo do usuário, condicionado, entretanto, pela satisfação de uso que se faça, torna-se imprescindível proporcionar um ótimo desenho e apresentação da informação.
Por outro lado, disponibilizar a informação em outro idioma pode ser útil para aqueles que sua língua materna não seja o português. Disponibilizar um mapa do site também é importante, uma vez que permite ao usuário conhecer todo o conteúdo do mesmo, similar a um livro com o sumário.
Dispor de uma ferramenta de busca se faz necessário, dado que o usuário não terá que navegar por todo o site para encontrar a informação que esta procurando. Esta ferramenta facilita as ações do usuário, considerando que não é suficiente um sistema de navegação para ter acesso à informação, senão um sistema de recuperação que complemente a navegação para garantir o acesso à informação.
No tocante à disponibilidade de perguntas freqüentes (FAQ), esta é necessária para solucionar duvidas e responder a perguntas freqüentes do usuário. Daí que seja necessário dizer que o link que aparece na pagina inicial (principal) do site denominado “Fale Conosco”, o usuário tem a possibilidade de escrever uma mensagem eletrônica com duvidas, criticas ou sugestões, onde se mostram alguns assuntos gerais a escolher pelo usuário para realizar qualquer dos três aspectos antes mencionados, os quais podem ser úteis para confeccionar as perguntas freqüentes e disponibilizá-as na pagina inicial (principal) do site.

3. Análise de conteúdos

Os produtos e serviços oferecidos são:
Acervo digital
Catálogos
Por dentro da Biblioteca Nacional
Serviços profissionais
Serviços a leitores
Visita virtual
Fale conosco
Atividades e eventos: não mostrados
Programas e projetos: no link ‘Biblioteca Digital’ apresentam-se projetos temáticos e no link ‘Sobre a Fundação’ apresentam-se projetos estratégicos
Cooperação: no link ‘Serviços Profissionais’ apresentam-se consorcio de bibliotecas
Documentação da Instituição: mostra-se no link ‘Sobre a Fundação’.

O site da Fundação Biblioteca Nacional é um excelente meio de informação para mostrar os conteúdos que a biblioteca considera úteis para o usuário. Considerando que os conteúdos devem responder à pergunta Que? Ou seja, que é o que a biblioteca tem a oferecer ao usuário, corresponde à mesma proporcionar aqueles elementos de forma clara e precisa ao usuário.
Observa-se, por outro lado, que não se apresentam áreas especiais (links) na pagina principal para programas e projetos, assim como também para cooperação, sendo estes subordinados a outras áreas (links). Alem disso, os projetos informados são diversos, o que sugere a necessidade de uma boa organização dos conteúdos. De que vale ter bons conteúdos se estes não estão bem organizados!
Por fim, é preciso que a biblioteca apresente uma área especifica para atividades e eventos, dado que os usuários em geral estão interessados em conhecer sobre estes aspectos. Por outro lado, sabe-se que os consórcios são uma forma de cooperação entre esse tipo de instituições, portanto, é necessário que se considere uma área (link) que se denomine de cooperação e não sob a denominação de consorcio.

4. Aspectos sobre acessibilidade

Correspondência entre texto e elemento no textual
Inexistência do atributo Title para indicar os frames
Utilização de um texto funcional para os scripts e de um enlace para os plug-in.

Por outro lado, verificou-se que:

Não se utiliza um texto alternativo para titular um marco
Carece de folhas de estilo para controlar o formato e a apresentação
Inexiste também elemento de encabeçamento que permite transmitir a estrutura lógica.

Acessibilidade implica em tornar utilizável a interface por qualquer pessoa, independentemente de alguma deficiência física, sensorial, cognitiva, condição de trabalho ou barreiras tecnológicas. Influi, portanto, no comportamento racional do usuário durante a interação e que somente será percebida em ausência da mesma. Nesse sentido, com os aspectos que apresenta o site de inacessibilidade é provável que o usuário sinta frustração ao não poder fazer uso da mesma.

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