O Orkut é uma rede social filiada ao Google. Foi criado em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Em abril de 2005 o Orkut ganha uma versão brasileira. Com isso, o Brasil tem participação significativa de usuários do Orkut, mais de 70% são brasileiros. Mas as pessoas precisam ser convidadas e ter um email do Google.
Logo no início era utilizado apenas para reencontrar amigos, conhecer pessoas, mandar scraps (recados) e postar fotos. Os usuários podem entrar em comunidades e conhecer pessoas com o mesmo gosto, trocar idéias e experiências através dos fóruns e enquetes. Já no perfil a pessoa descreve seus gostos e detalhes de sua vida. Mandar depoimentos como um scrap privado é uma forma de manter a privacidade, coisa que é quase impossível de se ter no Orkut.
A cada mês são criadas novas ferramentas que ajudam mais na navegação pelo Orkut e a fazem ficar mais interessante. É possível adicionar vídeos apenas copiando a URL no YouTube, ver as atualizações mais recentes de seus amigos e ver as suas também. Uma modificação não tão recente, mas muito favorável foi a possível inclusão de um maior número de fotos, o que antes era possível apenas 12 fotos. Pode-se também dividir suas fotos por álbuns com título e descrição. Ver os aniversariantes na página inicial também é uma outra ferramenta interessante.
Foram feitas algumas modificações nas configurações para manter um pouco mais a privacidade restringindo os scraps, fotos, vídeos e depoimentos somente a seus amigos. Foi criado o Google Talk para conversar em tempo real (como o MSN). Em abril de 2006 foi criado um mecanismo que permite saber quem visitou seu perfil e que perfil você visitou, mas pode ser desabilitado.
Na página orkut.com antes de entrar na sua conta aparece a logo do Orkut com o “Beta” em cima, já mostrando que é um site que sempre está se renovando. Todas as ferramentas disponíveis são fáceis de achar e simples de usar. Na página inicial do seu perfil na lateral esquerda tem um box com todas as ferramentas. Os conceitos da Web 2.0 se encaixam com esse site, que usa a inovação como uma aliada para ficar sempre a frente da concorrência.
A interação e criação de comunidades são fortes. Você pode criar comunidades ou participar delas, e por meio desta, conversar sobre o tema com pessoas que possuem a mesma opinião que você, por mais que não a conheça. Você se sente incluído, pois até aquela sua preferência “estranha” é difícil não encontrar em uma comunidade. O usuário participa ativamente de tópicos e fóruns.
As próprias comunidades são conteúdos colaborativos (quando não são totalmente inúteis), pois pode debater assuntos importantes por meio delas. É Multiplataforma, pois agrega vídeo, fotos, áudio e texto num só lugar.
O Orkut é feito pelas pessoas. Elas que criam seus perfis, as comunidades .Sem elas não precisaria existir.
O Orkut reúne as ferramentas necessárias para uma cultura “orkutiniana”, ou seja, se mostrar para todos. Nunca foi tão divertido vasculhar a vida alheia, ainda mais quando ela não sabe que você está vasculhando.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário