Na Web 2.0 ocorre o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. No youtube o internauta pode acessar os vídeos e incluir vídeos novos. Ocorre uma grande interatividade, o internauta pode participar do site. A idéia da Web 2.0 é que o ambiente on-line se torne cada vez mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização do conteúdo exatamente o que ocorre no youtube.
A web 2.0 funciona de forma com que o usuário possa tirar o máximo de proveito possível dos softwares que rodam nela. Neles os softwares são eternos betas, com objetivo de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, de acordo com o seu uso, pelo usuário. Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante.
Os sites hoje em dia, contam com o uso da inteligência das pessoas que o acessam e participam de sua criação.
Como o serviço corre centralmente e está permanentemente em curso na própria plataforma Web e não na máquina-cliente do utilizador, a gestão, melhoramento e evolução da aplicação registra tempos de intervenção muito curtos e próximos entre si. Tudo esta em melhoramento, as empresas que desenvolveram a solução informática ficam em constante monitoramento para obter respostas dos utilizadores, e cada vez mais, melhorar à qualidade e o desempenho dos serviços. Isso permite incorporar reações para a melhoria sucessiva do produto, permitindo com que o produto nunca atinja um estado acabado, mas sempre aperfeiçoável, daí a expressão do “beta perpétuo”. O youtube cada dia que passa possui vídeos novos, comentários novos e isso nunca vai ter fim.
Os sites com essa modernidade deixam de ter uma característica estática para se tornarem verdadeiros aplicativos no servidor. As funcionalidades dos sites são muito mais poderosas, lembrando a sofisticação de softwares que rodam no desktop de seu PC. Certamente hoje é mais complexo e muito mais caro desenvolver um serviço web competitivo do que há alguns anos.
Recentemente houve uma explosão da audiência em sites que formam e comunidades, tais como Orkut e My Space, dentre outros. Na verdade, estas redes de pessoas sempre existiram desde os primórdios da internet (BBS, chat, fóruns etc.). O que aconteceu foi uma aceleração recente do número de usuários destas comunidades devido a maior riqueza de conceito e sofisticação tecnológica dos “sites aplicativos”, somados a um aumento da base instalada de banda larga.
O problema desses avanços, é que as pessoas perderam um pouco de privacidade e de contato físico, hoje em dia as pessoas se comunicam muito mais através da rede do que pessoalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário