Site escolhido: www.camiseteria.com
O site escolhido, camiseteria.com, possui diversas características de um ambiente de web 2.0. O sítio é de uma empresa especializada em vender camisetas costumizadas. As estampas são feitas e escolhidas pelos próprios internautas. Há um constante processo de escolha das camisetas, onde as pessoas podem produzir modelos de vestimentas em casa e postar no site sujeitos à aprovação dos usuários cadastrados e da direção da empresa.
A própria idéia de se fazer um site onde vendam camisetas com estampas originais e reúna pessoas de lugares diferentes buscando um novo estilo de moda já faz com que surja uma comunidade entre esses indivíduos. Mesmo assim a página nos apresenta diversas ferramentas que facilitam e incentivam a criação em comunidade dos usuários.
O camiseteria.com oferece um blog, opções de criação de perfil para os autores das estampas, programa de fidelização dos usuários, com vantagens para quem leva novos clientes e envia fotos vestindo as camisetas do site. As vantagens geralmente são créditos para compra de produtos do site.
No blog são postadas novidades sobre o site, notícias referentes ao mundo da moda, público jovem e até algum tipo de acontecimento relevante fora deste universo. No perfil dos usuários, os mesmos podem postar informações básicas como nome, idade e cidade, fotos, estampas realizadas, sites preferidos, vídeos e etc. A página de recados é parecida com a do orkut, no sentido de que todos podem ver as mensagens trocadas pelos participantes.
Camiseteria.com não é apenas um site de acesso. É um lugar onde podemos participar do processo, trocar informações e está sempre sujeito às mudanças para melhorar e agradar aos usuários, dentro de um conceito de “beta perpétuo”. Um lugar onde pode desfilar tanto um estilista, ou designer, quanto uma pessoa comum que possua criatividade e ferramentas para desenvolver um produto que vire moda.
A navegabilidade do site é bem simples. Logo no início podemos ver várias estampas selecionadas e na parte de baixo da página todos os links disponíveis, num formato de fácil entendimento. Toda a estrutura da página remete a um ambiente de troca de informações, conteúdos e integração entre os usuários.Segundo a equipe do site, eles trabalham com 3 idéias principais: a democracia fashionista (dar ao consumidor o direito de escolha sobre o que vai vestir); o design corporativo (criação pré-aprovada pelo público); e comunidade na internet, que nada mais é do que o ambiente que eles criaram para o contato entre os usuários.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário