terça-feira, 1 de abril de 2008

Análise do texto “A grande matriz”

A internet atualmente é diferente de como era quando foi introduzida na sociedade. A nova idéia que surge é que os internautas não são passivos e sim ativos na rede, pois podem expressar sua opinião, divulgar idéias, criando o “jornalismo participativo”. Porém, o que está na rede não é somente algo virtual, pois seu impacto é real, se multiplicando rapidamente em todas as esferas que a internet tem.

O agir das pessoas também foi influenciado pela internet, como por exemplo o relacionamento social destas, o modo de trabalhar, e principalmente a perda da noção de tempo,que faz você viajar num mundo sem barreiras. A que ainda prevalece é o idioma padrão da internet, o inglês, que surge como dificuldade para uns, e ajuda para outros, pois gera uma base dessa língua.

O computador se torna o centro das atenções, onde a maioria das pessoas buscam informações rápidas e precisas. Com isso, as empresas de informação cada vez mais fabricam produtos tecnológicos que dêem segurança a seus dados, devido aos hacker. Vistos como “criadores de vírus”, eles são bem mais do que isso. São pessoas que procuram informação além da informação, através dos sistemas. É o oposto de cracker, aquele que invade o computador com intuito de prejudicar alguém.

Todavia, a internet também cede o seu espaço para manifestos, de conscientização, de apoio, contra algo, dentre outros. Afinal, não precisa mais do sistema do computador para produzir suas informações, pois tem de tudo na rede, tanto de bom quanto ruim. O importante é pesquisar e analisar o que foi encontrado e fazer disso base para seu conhecimento.

Nenhum comentário: