É O INTERCÂMBIO ENTRE A SOCIEDADE E ATECNOLOGIA QUE FACILITA A INTEGRAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS.
ASPECTOS DA SOCIEDADE DE REDE
ACELERAÇÃO => GLOBALIZAÇÃO => TECNOLOGIA
O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO ACELEROU COM A ERA DA INFORMAÇÃO, PELA URGÊNCIA DA VELOCIDADE NO ENVIO DA INFORMAÇÃO PORQUE TUDO ESTÁ CORRIDO.
TIPOS DE SOCIEDADE DE REDE
CULTURAL – CINEMA – FOI O 1º EXEMPLO DE GLOBALIZAÇÃO CULTURAL. NAS 1ª DÉCADAS O BRASIL SEGUIA O MODELO EUROPEU, APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL ACONTECEU A “AMERICANIZAÇÃO” E O CINEMADE HOLLYWOOD, A GLOBALIZAÇÃO PASSOU A TER MAIS RELEVÂNCIA.
POLÍTICO – O FIM DA GUERRA FRIA É DIRETAMENTE LIGADA AO AVANÇÕ DA SOCIEDADE DE REDE.
* O ANALFABETISMO ANTES ERA LER E ESCREVER, PORÉM A PREOCUPAÇÃO MUDOU, O ANALFABETISMO PASSOU A SER DIGITAL.
A EXCLUSÃO FAZ PARTE DA SOCIEDADE E A GLOBALIZAÇÃO ESTÁ INTERLIGADA A ISSO.
EDUCAÇÃO – COM A VINDA DA EAD (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) PODENDO ASSISTIR UMA AULA ATRAVÉS DA INTERNET DISPENSANDO A SALA DE AULA TRADICIONAL.
ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS
OS CRIMINOSOS CONTROLAM OS NEGÓCIOS DE DENTRO DOS PRESÍDIOS, OU SEJA, NÃO PRECISA ESTAR FISICAMENTE NOS MORROS E FAVELAS.
LÍNGUA UNIVERSAL
SÃO PALAVRAS EM FORMAS DE CÓDIGOS QUE FACILITA A COMPREENSÃO DE INDIVÍDUOS DE PAÍSES E IDIOMAS DIFERENTES.
A GLOBALIZAÇÃO UNE O ESPAÇO DE TODAS AS ÁREAS, MAS EXCLUI AO MESMO TEMPO, PORÉM UMA PARTE DA POPULAÇÃO AINDA NÃO TEM ACESSO A TECNOLOGIA.
MECANIZAÇÃO
AUTOMAÇÃO => DESEMPREGO EM MASSA
LIMITADAS => ESPECIALISTAS RESTRITOS
INFORMAÇÃO
GRANDE CONHECIMENTO – AMPLITUDE DO CONHECIMENTO
TRABALHADOR INSTRUÍDO
LIBERDADE E AUTONOMIA
MULTIDISCIPLINARIDADE
INFORMACIONAL (GERAR, PROCESSAR E APLICAR)
GLOBAL – CONSUMO ó CIRCULAÇAO
SISTEMA ELETRÔNICO DE COMUNICAÇÃO
TEMOS COMO BASE NESTE SISTEMA A TV, MESMO COM A INTERNET A TELEVISÃO TEM MAIOR CARGA PUBLICITÁRIA.
GLOBAL | INTERAÇÃO | INTERATIVIDADE |
| CONCEITO DE CONVERGÊNCIA. (EX.INTERNET) | MAIOR UNIÃO ENTRE O VEÍCULO E O TELESPECTADOR. BUSCA TAMBÉM MANEIRA DE INSERIR MAIS ATRATIVOS PARA O PÚBLICO. |
INFLUENCIAS DE OUTRAS MÍDIAS NA TV
RADIO
HOUVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA DO RÁDIO PARA TV NO INÍCIO COM A IDA DE ATORES DO RÁDIO PARA O NOVO VEÍCULO.
O TEMPO REAL SÓ EXISTE NO RÁDIO, POIS NA INTERNET PERDE TEMPO COM A INSERÇÃO DA MATÉRIA NO SITE.
O JORNAL IMPRESSO PRECISOU SE ADAPTAR A TV NA MELHORA DA QUALIDADE DAS FOTOS E NOTÍCIA COM MAIS INFOGRÁFICO E MENOS TEXTO.
AS PEÇAS DE TEATRO TIVERAM QUE SE ADAPTAR A TV PORQUE ANTES AS PEÇAS DURAVAM 4 HORAS E COM AS NOVELAS O TEMPO DE EXIBIÇÃO É MENOR, CONDICIONANDO AS PESSOAS A UM TEMPO MAIS CURTO, DE ACORDO COM A VELOCIDADE DA SOCIEDADE DE HOJE, MAIS IMEDIATISTA.
A TV ESTA CADA VEZ MAIS INFORMATIVA. EX. A GLOBO NA SUA PROGRAMAÇÃO TEM MAIS INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA DURANTE TODO O DIA.
A TV NÃO PERMITE QUE SE DISCUTE COM ELA POR NAÕ SER INTERATIVO.
O PROCESSO MIDIÁTICO DAS PROPOSTAS POLÍTICAS PODEM TER INIBIDO UMA MAIOR INTERAÇÃO.
LEI FALCÃO – ANOS 70 - APRESENTADA EM FORMATO DE SLIDES E COM UMA REPERCUSSÃO BAIXA. HOJE OS RECURSOS TÉCNICOS QUE OS PROGRAMAS PARTIDÁRIOS NÃO DEVEM NADA AS NOVELAS, POR EXEMPLO.
NÃO EXISTE PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA, NÓS PAGAMOS POR ISSO, DEVIDO A CESSÃO DO ESPAÇO NA PROGRAMAÇÃO DAS EMISSORAS.
VOCÊ SE ADEQUA A IMAGEM DA TV OU SEJA TOTALMENTE O INVERSO. EX (ENÉAS).
INTERNET
- ORKUT
- CORREIO ELETRÔNICO
- BLOGS
- CHATS
- YOUTUBE
NÃO HÁ UM CONTROLE SOBRE ESTA MÍDAI MESMO SE O POLÍTICO FOR PROIBIDO DE DIVULGAS SUAS IDÉIAS ISSO NÃO PODE SER APLICADO AO ELEITOR QUE QUEIRA DIVULGÁ-LO NO ORKUT, POR EXEMPLO.
MIDIA IMPRESSA – DECADA DE 80 – UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS – ANTES TINHA A REDAÇÃO QUE PASSAVA DENTRO DA GRÁFICA E DAÍ SE MANDAVA PÁRA AS RUAS. O ESPAÇO FÍSICO MUDOU, NÃO SE TEM MAIS CONTATO ENTRE A REDAÇÃO E A GRÁFICA PODENDO ASSIM HAVER UM CERTO DESENTENDIMENTO E NÃO ATINGIR A DEMANDA. O CARÁTER DOS JORNAIS É MAIS NACIONAL.
O DVD SE CARACTERIZA POR AINDA BUSCAR UMA LINGUAGEM E TERMOS PRÓPRIOS. POR ENQUANTO UTILIZA RECURSOS DE OUTRAS MÍDIAS, COMO TV E CINEMA.
- INTERATIVIDADE
- TERRITÓRIO LIVRE (INTERNET)
ANONIMATO
ALTERAÇÕES
Ciberespaço
comunicação verbal – precisa haver um diálogo
escrito
virtual – já nasceu como veículo de massa
CIBERCULTURA: UNIVERSALIDADE (PALAVRAS EM COMUM QUE FACILITAM A INTERAÇÃO COM PESSOAS DE OUTROS PAÍSES) E TOTALIZAÇÃO.
AS MENSAGENS ESTÃO CONECTADAS A OUTRAS INDEXADAS A FÓRUNS DE DEBTATES, ORKUT, POR ISSO ELA NUNCA FICARÁ RESTRITA A UM LUGAR.
3 PRINCIPIOS PARA EXPLICAR O CRESCIMENTO DO CIBERESPAÇO:
INTERCONEXÃO
CRIAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS
INTELIGÊNCIA COLETIVA
HOJE O ACESSO PERMITE UMA JUNÇÃO DE CLASSES SOCIAIS ANTERIORMENTE, ERA PRATICAMENTE INTRANSPONÍVEL.
INTERNET MÓVEL – TELEFONIA WAP
TODO MUNDO TEM UM CELULAR E SE ADAPTA A ELE E POR ISSO A FACILIDADE DESSA TECNOLOGIA. OUTRA VANTAGEM DO CELULAR É A MOBILIDADE, PODE CARREGÁ-LO PARA TODO LUGAR, É CADA VEZ MENOR O QUE FACILITA PORTÁ-LO NO BOLSO.
COM O CELULAR A CONVERGÊNCIA FICOU MAIOR PORQUE NÃO FAZEMOS SÓ LIGAÇÃO, ENVIAMOS MENSAGENS, ENTRAMOS NA INTERNET, E ISSO ATINGE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS, DIFERENTE DO COMPUTADOR QUE BOA PARTE DA POPULAÇÃO AINDA NÃO TEM ACESSO.
E COM A CHEGADA DA TECNOLOGIA 3G AS EMPRESAS DE TELEFONIA PRECISAM SE ADEQUAR PARA OFERECER O MELHOR SERVIÇO EM TERMOS DE RAPIDEZ DA INFORMAÇÃO PARA ESSA SOCIEDADE TAO IMEDIATISTA.
DIFICULDADES A SEREM VENCIDAS
PORTABILIDADE
DIFICULDADE EM LER MENSAGENS, DEVIDO AO TAMANHO DA LETRA DO CELULAR CADA VEZ MENOR, ASSIM O FORMATO DA NOTÍCAI É MANCHETADA, MUITAS VEZES RECORTES MAL FEITOS DE NOTÍCIAS VEICULADAS DE OUTROS MEIOS, QUE ACABAM NÃO DIZENDO NADA.
O ACESSO A INFORMAÇÃO AUMENOTU MUITO NAS CLASSES POPULARES DEVIDO A CHEGADA DOS TABLÓIDES E CELULARES MAIS BARATOS.
NOTÍCIA VIA INTERNET MÓVEL CELULAR
É UM MERCADO EM POTENCIAL, MAS PRECISA DE MUITO INVESTIMENTO. COMO É UMA MÍDIA NOVOA PRECISA ENCONTRA UMA LINGUAGEM PRÓPRIA. OS PRODUTORES DE INFORMAÇÃO PRECISAM DESENVOLVER UMA LÓGICA DE SELEÇÃO DE PAUTA, UMA EDIÇÃO PERSONALIZADA DESSE MEIO.
A NOTÍCIA NÃO DEVE SER CORTADA PARA CABER NO DISPLAY E SIM COLOCAR TODAS AS INFORMAÇÕES E ENCAIXÁ-LAS. SERIA INTERESSANTE QUE A MIDIA PASSASSE MOVIMENTO. TIPOS DE EDITORIAS FUNDAMENTAIS NESSE MEIO (TRÂNSITO, PREVISÃO DO TEMPO, COTAÇÕES, RESULTADOS ESPORTIVOS).
DIFICULDADES TÉCNICAS COMO TELA PEQUENA E TECLADO RUIM.
PARA FACILITAR ESSES PROBLEMAS, ALÉM DISSO PRECISA TER UM DESIGN ESPECÍFICO, ENTÃO PRECISA HAVER UM INVESTIMENTO NESSA ÁREA.
TV DIGITAL
ELA MUDA TODOS OS PARÂMETROS DAS TVS BRASILEIRAS.
MUDANÇAS NA PRODUÇÃO:
- A MUDANÇA NA IMAGEM. O CENÁRIO TEM QUE SER BEM FEITO, MAQUIAGEM, QUALQUER COISA QUE ESTIVER RUIM VAI SER PERCEPTÍVEL AO TELESPECTADOR, A MAQUIAGEM POR EXEMPLO NÃO VAI REPARAR AS IMPERFEIÇÕES DO APRESENTADOR. ESSA MUDANÇA EQUIVALE A DA TV EM P/B PARA COLORIDA.
- FOI DADO 10 ANOS PARA A EXTINÇÃO DA TV ANALÓGICA
- AS EMISSORAS VAO PODER SE DIVIDIR EM ATÉ 4 CANAIS DE ACORDO COM O FORMATO DO CONTEÚDO. ESSES CANAIS TERÃO DETALHES DE IMAGENS DIFERENTES, MAS A QUALIDADE DESSA IMAGEM SERÁ MUITO MELHOR DO QUE A TRADICIONAL ANALÓGICA.
- TV DE 2 MANEIRAS: ON AIR E ON DEMAND. ON DEMAND VAI PERMITIR QU PASSE UMA CENA QUE NÃO GOSTEI PARA OUTRA OU ESCOLHER UM ENQUADRAMENTO DE CÂMERA QUE ME AGRADE MAIS.
LIVRO VERDE – SOCIEDADE BRASILEIRA DA INFORMAÇÃO
ESTUDO DA UNESCO PARA ADEQUAR O BRASIL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO PLANO VIGENTE.
AS AÇÕES NECESSARIAS PARA IMPLATNAÇÃO DO PROGRAMA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO APRESENTADA NO LIVRO VERDE TEM O OBJETIVOD DE PROMOVER O ACESSO AS NOVAS TECENOLOGIAS NO BRASIL E CAPACITAR A POPULAÇÃO AO DOMINO NECESSARIO PARA BUSCAR E UTILIZR A INFORMAÇÃ NO MERCADO E PARA O ENRIQUECIMENOT CULTURAL DA SOCIEDAE.
ELA VISA A CONSOLIDAÇÃIO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
SÃO 7 LINHAS DE AÇÕES
1)MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES
- UNIVERSALIZAÇÃO PARA CIDADANIA (VOCÊ TEM QUE ESTÁ POR DENTRO DA INFORMAÇÃO)
- EDUCAÇÃ0
- CONTEUDOS E IDENTIDADES CULÇTURAIS
- GVERNO AO ALCANCE DE TODOS – É NECESSARIO QUE TODOS ESTEJAM ADPATADOS TECNOLOGICAMENT EE DENTRO DA SOCIEDADEDA EDA INFORMAÇÃO
- TECNOLOGIAS CHAVES (AMPLIAÇÃO DA BANDA LARGA
- INFRA-ESTRUTRUA AVANÇADA
PONTOS NEGATIVOS
PARA ALCANÇAR AS METS PROPOSTAS NO LIVRO VERDE O GOVERNO BRASILEIRO ENFRENTA GRANDES DOBSTACULOS EM COLOCAR A SOCIEDADE BRASILEIRA EM DIREÇÃO A UMA SOCIEDADE INFORMACIONAL COMO É PREVISTO NO DEBTATE A CERCA DO PLANEJAMENTO PARA TORNAR O ACESSAO A INFORMAÇÃO MAIS AMPLO E HOMOGÊNEO ENTRE AS DIFERENTES CLASSES SOCIAIS.
OUTROS PONTOS NEGATIVOS:
QUESTÃO ECONOMICA
ANALFABETISMO TRADICIONAL
PONTOS POSITIVOS
A FACILIDADE BRASILIERIA EM SE ADAPTAR A TECNOLIGA.
MULTIMIDIA E CONVERGÊNCIA
NA TV DIGITAL VAI SER POSSIVEL LER EMAILS, A TV DEIXA DE SER APENAS UM LAZER E VIRA INSTRUMENT DE TRABALHO.
CAPITALISMO INFORMACIONAL
A SOCIEDAE INFORMACIONAL DENTRO OD FORMATO CAPITALISTA. NO INICIO DA DECADA DE 90 A SOCIEDADE SOFREU COM A BOLHA DA INTERNETE COM AS CRIAÇOES DAS EMPRESAS “.COM”. COM UMA BUSCA DESENFREADA PELO ESPAÇO A INTENERT MUITAS EMPRESAS FALIRAM, PORQUE A SOCIEDAE DA ÉPOCA AIUNDA NÃO ESTVA PREPARADA PARA ESSA TECNOLOGIA.
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
O DIVISOR DE ÁGUAS ACONTECEU NOS ANOS 70 COM A GUERRA FRIA QUE NADA MAIS FOI A DISPUTA POR INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA. O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET POR MILITARES POSSIBILTOU O AVANÇO DESTA.
CIBERCULTURA
REDES SOCIAIS E COMUNIDADES VIRTUAIS
MUITSO CONTATOS PRESENCIAIS SÃO CADA VEZ MAIS VIRTUAIS E OUTRAS PESSOAS QUE SO CONEHCEMOS ATRAVÉS DA INTERNET(ORKUT,MSN,YAHOO..)
COMPARTILHAMENTO E COLABORAÇÃO
O SIMPLES FATO DE ESTAR FAENDO UM DOWNLOAD É UMA FORMA DE COMPARTILHAR COM ALGUEM UM PRODUTO
DIREITOS AUTORAIS
NO MOMENTO QUE HÁ UM COMPARTILHAMENTO FICA DIFICIL MANTER DIREITOS AUTORIAS, MESMO PORQUE A MENOR MUDANÇA FEITA PELO USUÁRIO É CONSIDERADA UMA ATUALIZAÇÃO E NÃO CONSTITUI O TEXTO VERDADEIRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário